VISITE MEUS OUTROS BLOGS

Amigas, para facilitar a vida de vocês vou sugerir alguns truques e dicas. São dicas variadas, tanto na área da saúde como também na área culinária. Dicas que vão tornar prático o dia-a-dia de todas, e tornar a arte de cozinhar uma tarefa fácil e bastante prazerosa.Fazer economia na cozinha, sem perder em valor nutritivo, sabor e beleza na apresentação dos pratos, é o maior sonho de toda dona-de-casa. Pode parecer difícil, mas conseguir isso não é nenhum milagre.Basta usar a imaginação e,principalmente, carinho(o mais importante dos ingredientes).

sábado, 17 de abril de 2010

LINHAÇA DOURADA

A apresentadora Ana Maria Braga usa a linhaça em sua alimentação

Linhaça dourada é a nova arma das celebridades para perder peso

Febre entre as celebridades, a farinha de linhaça dourada, moída da semente do linho, é a novidade do momento. Indicada para quem tem problemas nos sistemas digestivo, nervoso, cardiovascular ou imunológico, ajuda a tratar doenças tão distintas quanto depressão, esclerose múltipla, pressão alta e prisão de ventre. "Hoje meu organismo está mais regulado. Costumo bater a linhaça nos sucos de frutas ou comer como se fosse granola. É saudável, me dá energia", comemora a atriz Wanda Grandi, de 19 anos. 



» Leia mais notícias de O Dia
» Saiba mais sobre alimentação ayurvédica
» Chat: tecle sobre o assunto

A linhaça é rica em ômega 3 e ajuda a perder peso, pois elimina o colesterol de forma rápida, controla a obesidade, diminui doenças como gastrite, hepatite, artrite, amigdalite e meningite, entre outras. O resultado ainda pode ser visto na pele, eliminando acne e espinhas, e no cabelo, no tratamento de caspa e até em casos de calvície. O ganho na disposição também faz parte do "pacote de benefícios" da substância. 

Antenada em soluções para manter a boa forma, a apresentadora Ana Maria Braga conta que consome linhaça diariamente. 

"Como a soja, há sementes que não são muito conhecidas do público, mas fundamentais para a saúde. A de linhaça, além de provocar um funcionamento perfeito do intestino, dá oleosidade, ajuda a desentupir as veias, dá disposição", afirma ela, antes de enumerar possibilidades de receitas: "têm bolos maravilhosos que você pode colocar semente de linhaça, no sorvete fica uma delícia. Faço um mix com leite todos os dias". 

Para exibir as curvas de Rosinha no Zorra Total, a atriz Myrian Martin pega pesado na malhação e conta com a ajuda da farinha. "Me dá mais disposição, é bom para a pele, sem contar que foi um achado para meu intestino", diverte-se. "Bato duas colheres de sopa com frutas todo dia de manhã e à tarde, se vou à academia, jogo por cima da sobremesa", completa. 

Alerta para conservação
Apesar das qualidades, a nutricionista Bia Rique chama a atenção para os cuidados na conservação da farinha e, principalmente, para o consumo excessivo. "Como é rica em Ômega 3, a capacidade de oxidação é grande. Precisa ser guardada na geladeira, para não estragar. A outra questão é que tem gente tomando demais, achando que é aveia. É uma colher de sopa por dia", ensina a médica, ciente do modismo do produto, encontrado nas versões preta e dourada. 

"São só linhagens diferentes. A dourada é bem mais cara, mas não necessariamente é melhor", completa. Porém, há quem não se importe em pagar a diferença e sai em defesa: "a consistência e o sabor são melhores. Sem contar que é mais fácil de encontrar em promoções", dá a dica a jornalista Isabel Magalhães.


Qual a maneira mais saudável de consumir a linhaça?

Jamais compre ou consuma a linhaça pré-moída, também chamada de farinha de linhaça, pois certamente estará em algum grau oxidada. E, quanto mais oxidada maior a chance de forte flatulência, enxaqueca e diarréia. Esta farinha também pode ser uma fraude, sendo proveniente do subproduto da extração do óleo, ou seja, uma farinha desengordurada = sem ômega-3.

O certo é consumir a semente de linhaça crua, integral, previamente hidratada e triturada somente na hora do seu consumo.

A hidratação: meça 2 colheres (sopa) de semente e coloque em uma peneira para lavar possíveis impurezas. Passe para um recipiente de vidro e acrescente 10 colheres (sopa) de água filtrada ou de coco verde. A relação é sempre 1 parte de semenete para 5 partes de água. Deixe de molho por um mínimo de 4 horas (ideal 8 horas) antes de seu preparo em sucos, leites ou barrinha de granola. A este processo dá-se o nome de pré-germinação da semente ou 'acordar' a semente.

As mucilagens: após a hidratação da linhaça se obterá uma consistência de gel (tipo clara de ovo) que são as fibras hidrosolúveis desta semente tão especial. Diluído neste gel haverá traços de ácido fítico, que se for respeitado o consumo diário de 2 colheres (sopa)/dia, terá efeito antioxidante. Caso você decida ultrapassar esta dosagemn diária, será recomendável colocar a semente hidratada numa peneira e realizar uma rápida lavagem para extrair parte deste ácido fítico.
É valioso consumir estas mucilagens pois é ideal para tratar/prevenir problemas de digestão, úlceras e constipação. Saiba mais sobre germinação nos links abaixo.
E, não misture a linhaça crua e germinada com alimentos cozidos ou leite animal (*).

A linhaça também é indicada para quem deseja emagrecer? Por quê?
Sim, pois ela possui um forte efeito laxante e desintoxicante, que ajuda o organismo a se aliviar de seus venenos, toxinas e excessos como é o caso da gordura (em excesso é claro).


Além disso, sementes como a da linhaça, após seu consumo liberam uma ordem para o cérebro para produzir um hormônio chamado colecistocinina que provoca sensações de saciedade.

Todo este processo se viabiliza se a linhaça estiver crua, idealmente pré-germinada e bem triturada (no ato do seu consumo - JAMAIS compre farinha de linhaça) e; leva cerca de 30 minutos para acontecer. Ou seja, após a tomado suco desintoxicante ou leite de linhaça, aguarde 30 minutos para realizar qualquer outra refeição, pois é o tempo para ocorrer o fenômeno da liberação das toxinas e excretos.

E, não misture a linhaça crua e germinada com alimentos cozidos ou leite animal (*).

Qual a forma correta de consumir a linhaça?
No preparo de sucos desintoxicantes tomados em jejum e 30 minutos antes das refeições principais. Também no preparo do leite de linhaça e suas vitaminas, além dos docinhos de granola e sem açúcar. 
O óleo oferece o mesmo benefício que a semente? Por quê?
Não. Quando separamos o óleo dos demais componentes da semente perdemos a sinergia da sua composição integral.
O óleo isolado, geralmente comercializado na forma de cápsulas, é um forte antiinflamatório, que só é indicado sob orientação médica, para casos quando a necessidade de ômega-3 é bem acima da quantidade máxima de consumo/dia desta semente.
O óleo isolado também é bastante indicado para tratamentos externos como de pele, articulações e couro cabeludo. No meu livro A importância da Linhaça na saúde ensino a preparar domesticamente este óleo, receitas culinárias e várias receitas para massagem corporal.

Quais receitas caseiras são simples de preparar com a linhaça?

A primeira delas é deixar as sementes inteiras de molho por toda a noite: 1 colher (sopa) de semente em 1/2 copo de água filtrada. Pela manhã bater (juntamente com a água do molho), no preparo dos sucos desintoxicantes, com frutas, folhas, raízes e limão. Veja mais aqui

(*) Atenção: Consuma a linhaça crua e germinada somente com alimentos crus. Se misturada com alimentos cozidos ou industrializados certamente desencadeará gases. Um bom exemplo são receitas divulgadas na net e revistas que misturam a linhaça com leite animal. Sabe o que vai acontecer? Você irá explodir de gases! 
Saiba mais com a leitura na íntegra do meu livro A importância da linhaça na saúde.
O fato da linhaça ser um alimento natural não elimina a necessidade de seu consumo com consciência e responsabilidade. 


Leia Também:
Perguntas sobre a Linhaça II
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.
Visite seu Site no STUM e o www.docelimao.com.br
Email:
mctrucom@docelimao.com.br

Nenhum comentário: