VISITE MEUS OUTROS BLOGS

Amigas, para facilitar a vida de vocês vou sugerir alguns truques e dicas. São dicas variadas, tanto na área da saúde como também na área culinária. Dicas que vão tornar prático o dia-a-dia de todas, e tornar a arte de cozinhar uma tarefa fácil e bastante prazerosa.Fazer economia na cozinha, sem perder em valor nutritivo, sabor e beleza na apresentação dos pratos, é o maior sonho de toda dona-de-casa. Pode parecer difícil, mas conseguir isso não é nenhum milagre.Basta usar a imaginação e,principalmente, carinho(o mais importante dos ingredientes).

quarta-feira, 19 de maio de 2010

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E EMAGRECIMENTO

Hoje, a vaidade é uma realidade e a busca pelo corpo perfeito é uma constante no dia-a-dia de muitas pessoas. No entanto, a “amiga” do peso em excesso é a má alimentação. A falta de tempo para comer, o estresse, a invasão dos “fast-foods” são inimigos da alimentação saudável. Comer o desnecessário tornou-se uma armadilha para quem busca o peso ideal.
Atualmente, a fórmula encontrada pelos nutricionistas é a reeducação alimentar. Manter bons hábitos alimentares é um processo de mudança comportamental que faz com que a pessoa passe a consumir somente o alimento necessário para o seu organismo. Ou seja, a melhor maneira de perder os quilinhos em excesso é aprender a comer o ideal.
A reeducação alimentar tem como objetivo apontar os nutrientes variados, sem a restrição total de nenhum alimento. O grande segredo de fazer uma alimentação mais saudável é respeitar a individualidade, ou seja, quanto mais próximo da realidade de cada um, mais fácil será o processo de mudança.
Não adianta orientar um executivo que mora sozinho e trabalha o dia todo a comer refeições caseiras todos os dias. Ou mesmo proibir um ‘chocólatra’ de comer chocolate.
Vários fatores devem ser levados em consideração para a elaboração de um cardápio que proporcione um emagrecimento e a manutenção de peso: idade, profissão, peso, horários e rotina diária, tempo disponível para realização das refeições, patologias existentes, condições socioeconômicas, necessidades nutricionais e alergias alimentares.
O processo educativo implica em mudanças nos hábitos alimentares que devem ser incorporadas gradativamente, ou seja, dia após dia. Deste modo, a probabilidade de terem continuidade, uma vez adotadas, é muito maior. 
A alimentação deve ser personalizada, porém, orientações básicas podem garantir o sucesso dos resultados:
• Beba diariamente pelo menos dois litros de água.
• Faça de cinco a seis refeições por dia, evitando ficar um período superior a 4 horas em jejum, pois seu nível glicêmico diminuirá muito e sua compulsão alimentar pode aumentar.
• Consuma uma fruta natural desidratada ou como suco, barra de cereais, iogurte nos intervalos das principais refeições.
• Procure não abusar de líquidos durante as refeições.
• Evite condimentos fortes (pimenta) e molhos à base de gorduras.
• Não se alimente em locais sem boas condições de higiene geral.
• Não consuma alimentos perecíveis que estejam expostos ao meio ambiente (salgadinhos, espetinhos e doces cremosos).
• Consuma regularmente alimentos ricos em fibras: cereais integrais, frutas com casca e bagaço, vegetais, grãos.
• Prefira preparações grelhadas, assadas ou cozidas.
• Consuma com maior freqüência carnes brancas e com menor teor de gorduras, evitando comer carne vermelha à noite.
• Importante: As quantidades devem ser orientadas individualmente!
Para auxiliar o processo de mudanças de hábitos alimentares, seguem alguns exemplos e pequenas trocas inteligentes que poderão trazer bons resultados.





CEREAIS REFINADOS. SUBSTITUA POR: CEREAIS INTEGRAIS. BOA OPÇÃO. PÃES, TORRADAS, BOLACHAS, E ARROZ INTEGRAIS CARNES GORDUROSAS. SUBSTITUA POR: CARNES MAGRAS, BOA OPÇÃO. AVES SEM PELE, PEIXES, CARNE BOVINA MAGRA E DE SOJA
AÇÚCAR REFINADO. SUBSTITUA POR: ADOÇANTESBOA OPÇÃO. SUCRALOSE, STÉVIA E AÇÚCAR ORGÂNICO.

LEITE E DERIVADOS INTEGRAIS. SUBSTITUA POR: LEITES E DERIVADOS DESNATADOS / SOJA / LIGHT, BOA OPÇÃO. LEITE DESNATADO, IOGURTES LIGHT, QUEIJOS  BRANCOS, REQUEIJÃO LIGHT, CREME DE LEITE LIGHT
MANTEIGA E MARGARINA.  SUBSTITUA POR: MARGARINA DE ORÍGEM VEGETAL, DERIVADOS DO LEITE LIGHT, BOA OPÇÃO. REQUEIJÃO LIGTH, CREAM CHEESE LIGHT, QUEIJOS BRANCOS



DOCES COM ALTA CONCENTRAÇÃO DE AÇÚCAR E GORDURA. SUBSTITUA POR: DOCES A BASE DE FRUTAS, BOA OPÇÃO. FRUTAS, SALADAS DE FRUTAS, GELATINA DIET, PICOLÉS DE FRUTA, FRUTAS SECAS, COMPOTAS DE FRUTAS, FRUTAS ASSADAS.
REFRIGERANTES. SUBSTITUA POR: SUCOS NATURAIS, BOA OPÇÃO. SUCOS DE FRUTA NATURAIS, ÁGUA DE COCO





 Cuide da sua saúde sempre!



Nenhum comentário: