VISITE MEUS OUTROS BLOGS

Amigas, para facilitar a vida de vocês vou sugerir alguns truques e dicas. São dicas variadas, tanto na área da saúde como também na área culinária. Dicas que vão tornar prático o dia-a-dia de todas, e tornar a arte de cozinhar uma tarefa fácil e bastante prazerosa.Fazer economia na cozinha, sem perder em valor nutritivo, sabor e beleza na apresentação dos pratos, é o maior sonho de toda dona-de-casa. Pode parecer difícil, mas conseguir isso não é nenhum milagre.Basta usar a imaginação e,principalmente, carinho(o mais importante dos ingredientes).

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Alimentação: fatos e mitos sobre a carne suína

A carne suína é uma das mais consumidas no Brasil. Ingrediente de alguns dos principais pratos brasileiros, como a feijoada, virado à paulista, pururuca, além de embutidos como presunto, mortadela e linguiça. Mas muitos consumidores ainda se sentem inseguros para consumir a carne, por medo de contaminação ou mesmo por acharem que seu preparo é complicado.

Mas muitos destes medos quanto ao preparo da iguaria se devem a mitos propagados ao longo dos anos. Algumas informações desmitificam e esclarecem como aproveitar o melhor da carne que, ao contrário do que muitos pensam, é uma carne branca e magra.

Mito: Carne suína é uma carne gorda.
Fato: Na verdade, há nada menos que 7 cortes de carne suína que têm menos gordura que o peito de frango sem pele, e 15 cortes aprovados pelo National Heart Foundation.

Mito: Carne suína é seca e sem sabor.
Fato: A carne suína atinge sua máxima suculência e sabor quando cozida deixando seu meio levemente rosado. A carne suína pode ficar seca quando cozida além do ponto – muito bem passada – portanto lembre-se, se você quer aproveitar sua carne suína suculenta e macia, menos é mais. Um pouco menos de tempo de cozimento significa muito mais suculência. Tente cozinhar a carne suína como você normalmente faria com a carne bovina.

Mito: A carne suína deve ser sempre muito bem passada.
Fato: Muitas pessoas acreditam que a carne suína deve ser muito bem passada. Isto não é necessário quando se compra uma carne de qualidade e de boa procedência. O Brasil possui uma suinocultura moderna e tecnologicamente avançada, o que garante a qualidade da carne suína brasileira. Para garantir a sua segurança, compre sempre carne inspecionada 

Mito: A carne suína é difícil de ser preparada.
Fato: Preparar a carne suína é rápido e fácil. Tente um steak de 4 minutos. Sele o steak em uma frigideira média quente por 2 minutos, vire e sele o outro lado por mais dois minutos. Remova da frigideira, deixe descansar por 1 minuto. Sirva e aprecie.


Cortes de porco podem ser usados em churrascos, cozidos e grelhados.

Mito: Carne suína só é boa para o assado de domingo.
Fato: Carne suína assada (à pururuca) é a clássica combinação de carne suculenta com cobertura crocante – entretanto, carne suína é muito mais do que isso. É uma carne extremamente versátil, perfeita para churrasco, receitas rápidas e simples steaks, mas também a melhor carne para frituras, almôndegas, molho bolonhesa, entre outros pratos deliciosos.

Mito: Carne suína não vai bem com molhos diferentes.
Fato: A carne suína vai fantasticamente bem com uma enorme gama de molhos e formas de preparo. A carne suína combina muito bem com molhos como ameixa, soja, ostra, chilli, molho inglês com gengibre. E é a única carne que realmente combina com deliciosos molhos de frutas como limão e maçã e também com mel.

Mito: Carne suína está fora de moda.
Fato: A carne suína é a escolha mais inteligente de refeição para a forma como levamos a vida hoje. Há cortes de carne suína que têm muito, muito pouca gordura, além disso, a carne suína é uma ótima fonte de nutrientes essenciais e combina brilhantemente com uma enorme variedade de sabores e formas de preparo.

* Fonte: Abipecs (Associação Brasileira dos Produtores e Importadores de Carne Suína)


Nenhum comentário: