VISITE MEUS OUTROS BLOGS

Amigas, para facilitar a vida de vocês vou sugerir alguns truques e dicas. São dicas variadas, tanto na área da saúde como também na área culinária. Dicas que vão tornar prático o dia-a-dia de todas, e tornar a arte de cozinhar uma tarefa fácil e bastante prazerosa.Fazer economia na cozinha, sem perder em valor nutritivo, sabor e beleza na apresentação dos pratos, é o maior sonho de toda dona-de-casa. Pode parecer difícil, mas conseguir isso não é nenhum milagre.Basta usar a imaginação e,principalmente, carinho(o mais importante dos ingredientes).

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

17 MITOS E VERDADES SOBRE OS ALIMENTOS E SEU PREPARO



A cozinha é uma verdadeira fábrica de mitos, de onde saem desde alimentos milagrosos até misturas que podem ser “mortais”. Mas quanto de tudo o que se fala sobre os alimentos e sua forma de preparo é verdade e quanto é fantasia?
Para esclarecer as mais famosas crendices alimentares, a nutricionista Ivani Manzzo discorre sobre alguns temas comuns nas mesas e cozinhas brasileiras.
1. Vegetais cozidos perdem todos os nutrientes. 
Depende. Vegetais cozidos perdem as vitaminas apenas, mas os outros nutrientes, como carboidratos e proteínas (não muitas nestes alimentos) permanecem.
2. Leite morno ajuda a dormir melhor
Verdadeiro. Leite ajuda a dormir, seja morno, quente ou frio. Isso acontece porque é rico em triptofano, substância que ajuda a induzir o sono.
3. Ingerir álcool diariamente pode ser bom para a saúde.
Falso. Nenhuma quantidade de álcool pode ser saudável. Talvez não seja nociva, mas saudável nunca será. Muito se fala sobre os benefícios do consumo de vinho, mas o que é benéfico não é o álcool, mas a uva. Vale lembrar que álcool é uma substância tóxica e que sua ingestão diária, mesmo em pequenas quantidades, é considerada um sintoma de alcoolismo.
4. Alimentos preparados no fogo com álcool perdem todo o seu teor alcoólico.
Depende. Se o alimento for flambado sim, pois o fogo apaga assim que o álcool termina de ser queimado. Mas se a bebida for apenas acrescentada ao prato, é possível que o álcool não evapore completamente.
5. Fermentos não têm data de validade e não perdem o efeito.
Falso. Os fermentos podem sim perder seu efeito ou ter sua eficácia diminuída. Além disso é preciso tomar cuidado com contaminações se o produto for mantido guardado por muito tempo.
6. Batatas absorvem o excesso de sal de um cozido muito salgado.
Depende. As batatas melhoram o sabor do alimento com excesso de sal, mas não diminuem a quantidade total do tempero na comida.
7. Banana evita câimbras.
Falso. Banana não evita as câimbras, para evitá-las os nutrientes como o potássio devem estar presentes e, todas as refeições. Muitas vezes as dores são causadas por estresse e não pela má alimentação, portanto, nesses casos a banana não pode resolver.
8. Café descafeínado ainda contém cafeína.
Falso. Se é descafeinado não contém cafeína.

O mito da manga com leite foi criado pelos senhores de engenho para inibir o consumo da bebida e dura até hoje.9. Manga com leite faz mal à saúde.
Falso. Não, esse é um mito antigo que surgiu ainda na época da escravidão. As mangas eram oferecidas livremente, mas o leite custava caro aos senhores que não queriam que os escravos o tomassem, por isso criou-se essa lenda.
10. Chocolate dá espinhas.
Depende. Se a origem for a inflamação dos cravos, sim. Pois a acne tende a se agravar com o aumento da oleosidade da pele. Caso a origem seja outra, como hormonal, não.
11. Ingerir alimentos gelados provoca dores de garganta.
Falso. Se a imunidade da pessoa estiver diminuída pode ocorrer uma contaminação oportunista por bactérias, por exemplo, mas não causada pela temperatura.
12. Misturar bebidas destiladas e fermentadas faz mal.
Falso. O que faz mal é o álcool, primordialmente, mas os outros componentes da bebida, como xaropes e sabores artificiais podem piorar e potencializar seu efeito.
13. Comer à noite engorda mais.
Verdadeiro. Ao comer à noite, o organismo não tem onde gastar a energia ingerida, o que faz com que ela se deposite em forma de gordura.
14. Tomar líquidos durante as refeições engorda.
Depende. O líquido faz engordar dependendo do seu valor calórico, mas beber enquanto come, mesmo se a bebida for pouco calórica, leva à dilatação do estômago, o que faz com nas próximas refeições a pessoa precise ingerir mais comida para se sentir satisfeita.
15. Alimentos integrais são menos calóricos.
Depende. Nem sempre, mas, de qualquer forma, as calorias são menos absorvidas pelo organismo.
16. Tomar banho após comer é ruim para a saúde.
Falso. A ideia é baseada em afogamentos, comuns a quem ingeriu grandes quantidades de comida e bebidas alcoólicas. O que ocorre é que durante o nado, as alterações fisiológicas são drásticas e podem provocar fortes dores viscerais e, possivelmente, afogamentos. Isso não ocorre durante o banho.
17. Pão torrado é menos calórico
Falso. Ele apenas possui menos água, o que causa menos estufamento, mas a quantidade de carboidratos é a mesma.

Nenhum comentário: