VISITE MEUS OUTROS BLOGS

Amigas, para facilitar a vida de vocês vou sugerir alguns truques e dicas. São dicas variadas, tanto na área da saúde como também na área culinária. Dicas que vão tornar prático o dia-a-dia de todas, e tornar a arte de cozinhar uma tarefa fácil e bastante prazerosa.Fazer economia na cozinha, sem perder em valor nutritivo, sabor e beleza na apresentação dos pratos, é o maior sonho de toda dona-de-casa. Pode parecer difícil, mas conseguir isso não é nenhum milagre.Basta usar a imaginação e,principalmente, carinho(o mais importante dos ingredientes).

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

COMO EVITAR ACIDENTES DOMÉSTICOS


Acidentes domésticos sempre acontecem, alguns objetos e situações dentro de casa que podem ser simples para os adultos, oferecem riscos para as crianças. E como as crianças estão cada vez mais curiosas, surpreendendo os adultos a todo o momento, é preciso ter atenção redobrada para evitar surpresas desagradáveis.
Ficando dentro de casa, os pequenos se ocupam explorando o ambiente de diversas formas. Para eles tudo parece brinquedo, tudo é interessante e divertido. A criança não é capaz de avaliar o perigo e, quanto menos idade ela tiver, maior o risco de se envolver em acidentes. E é num piscar de olhos que eles acontecem. Os acidentes domésticos podem provocar desde pequenos arranhões até asfixia, sufocações, queimaduras, afogamentos e intoxicação.
Confira algumas dicas de cuidados básicos que servem não só para as mães, mas também para que as avós, tias, madrinhas possam evitar que as crianças se machuquem dentro de casa.

Brinquedos:Na hora de escolher um brinquedo, a idade e as habilidades da criança devem ser levadas em conta. Os brinquedos pequenos e com peças que possam se soltar com facilidade e serem engolidas devem ser evitados. Mantenha também fora do alcance das crianças pequenos objetos, a exemplo de moedas, botões, tampinhas de garrafa.

Medicamentos: Os devem ser guardados em lugares altos e de preferência trancados, já que as crianças são muito observadoras e estão sempre prestando atenção em tudo o que os adultos fazem.

Tomadas: As crianças podem levar choques mexendo nas tomadas. Por isso, utilize protetores especiais para as tomadas e proteja os fios desencapados.

Móveis: A disposição dos móveis de cada ambiente deve ser levada em conta. Remova os móveis que possam facilitar o acesso das crianças às janelas e lugares altos. Cuidado também com gavetas e portas, onde as crianças podem prender os dedos.

Cozinha: Mantenha facas, tesouras e outros objetos cortantes em lugares de difícil acesso, assim como fósforos e álcool. Evite usar toalhas de mesa compridas, é uma maneira de evitar que a criança possa puxá-la e derramar alimentos quentes. No fogão, utilize as bocas de trás e mantenha sempre os cabos das panelas voltados para o centro do fogão, evitando que possam ser puxados. Cuidado também com possíveis vazamentos de gás, verifique sempre se os botões do fogão e a mangueira de gás estão em ordem.

Banheiro: O ideal é que a porta do banheiro fique trancada e o vaso sanitário esteja sempre fechado. Banho de banheira só com um adulto supervisionando, um simples descuido pode causar afogamento. Antes de colocar a criança na banheira, misture a água. Coloque primeiro a água fria, depois a quente e teste a temperatura. As lâminas de barbear e o secador de cabelos devem ficar sempre guardados.

Janelas, sacadas e escadas: Quem tem criança em casa, e principalmente em apartamento, deve instalar grades e redes de proteção nas janelas e sacadas. As escadas devem possuir corrimão e o piso não deve ser escorregadio. Procure colocar barreiras, protetores e portões em todos os acessos que levem às escadas.

Área de serviço: Os baldes, bacias e outros recipientes devem ser mantidos sempre vazios e virados para baixo. Sacos plásticos podem causar sufocação, por isso devem ser bem guardados. O ferro de passar roupa jamais deve ficar ligado se não estiver em uso e quando desligado, nunca deixe o fio desenrolado. Além da alta temperatura, o ferro oferece riscos por seu peso e pela eletricidade. Produtos químicos e de limpeza são altamente tóxicos e alguns são inflamáveis, por isso devem ser deixados em locais seguros.

Jardim: Conheça bem as plantas do seu jardim, algumas podem ser tóxicas e venenosas Se existirem no seu jardim, é preferível que sejam removidas ou plantadas em lugares inacessíveis para os pequenos.

Lugares de brincar: As quedas podem provocar lesões sérias, por isso verifique se os brinquedos do playground são adequados para a idade da criança e, além disso, fique atento aos perigos como superfícies quebradas e sinais de ferrugem. A laje de casa não é lugar de criança brincar, as quedas são quase sempre fatais. Brinquedos dirigidos pela criança não devem ser usados perto de piscinas, escadas e demais espaços que possam oferecer risco de acidentes. Ensine as crianças a empinar pipa longe de fios elétricos, somente em lugares abertos.

Fonte: DicasdeMulher
deborah@dicasdemulher.com.br




Em casa nos temos um verdadeiro circo dos horrores quando se trata das crianças. Isso por que qualquer deslize, algo fora do lugar, pode causar acidentes domésticos de riscos graves e fazer vitimas até fatais.
Uma das grandes preocupações em acidentes domésticos com crianças são a área da cozinha, escadas, banheiro e interruptores de energia elétrica que podem ocasionar em queimaduras, cortes, intoxicação, quedas e choques.
A dica é você procurar sempre auxiliar a criança e mostrar desde cedo o que é perigoso, como ficar na beira do fogão ou então tomar algo do banheiro. Nas tomadas elétricas você pode utilizar protetores,e grades nas janelas são super recomendadas.
Quem tem criança em casa sabe que não pode descuidar dos pequenos em nenhum momento, pois eles podem se acidentar com alguma coisa. Basta ter tomada em casa para que haja problema, ainda mais quando os filhos são arteiros. É característica de mãe a preocupação com sua criação, então nada melhor do que certas medidas de segurança em casa para que assim ela possa ficar mais a vontade quando estiver longe do seu filho.
O motivo pelo qual mais morrem crianças no Brasil são os acidentes, muitos deles domésticos. Ás vezes pequenos descuidos podem levar a criança a sofrer traumas e em casos extremos até a morte. Junto com a criança, a família também sofre muito pelo acontecido, ainda mais quando se sabe que ele poderia ter sido evitado com facilidade. Seguem aqui algumas medidas que podem proteger seu filho dos acidentes. São atitudes simples e de baixo custo que valem a pena para garantir o bem estar de suas crianças!
• Telas em janela: essa é uma boa opção, principalmente para quem mora em apartamentos. As telas protegem as crianças de quedas, que podem levar a fraturas ou até mesmo a morte. Se bem instaladas elas agüentam até 140 quilos e têm durabilidade de cinco anos.
• Rede de proteção: uma piscina em casa é fonte de lazer para a família. Porém crianças que ainda não sabem nadar podem cair nela e se afogar. Assim se faz necessário o uso de uma rede sobre a piscina. Ela deve ser bem esticada e estar até 15 centímetros da água.
• Protetor para quinas: os protetores de quinas são peças, que ao serem encaixadas no canto de mesas e estantes, evitam o choque da criança com essas regiões. Em algumas brincadeiras os pequenos correm por toda a casa e se escondem em móveis e embaixo de mesas, por isso os protetores são um bom protetor.
• Protetores de tomada: as crianças ainda estão em fase de descobrir o mundo que as rodeia e por essa curiosidade põe a mão e levam a boca qualquer tipo de objeto. E caso ela encontre uma tomada pela frente pode tomar choque e sofrer queimaduras.


Nenhum comentário: