VISITE MEUS OUTROS BLOGS

Amigas, para facilitar a vida de vocês vou sugerir alguns truques e dicas. São dicas variadas, tanto na área da saúde como também na área culinária. Dicas que vão tornar prático o dia-a-dia de todas, e tornar a arte de cozinhar uma tarefa fácil e bastante prazerosa.Fazer economia na cozinha, sem perder em valor nutritivo, sabor e beleza na apresentação dos pratos, é o maior sonho de toda dona-de-casa. Pode parecer difícil, mas conseguir isso não é nenhum milagre.Basta usar a imaginação e,principalmente, carinho(o mais importante dos ingredientes).

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A EFICIÊNCIA DO VINAGRE

Vinagre, limão e bicarbonato de sódio ajudam na limpeza da casa

por Marianna Feiteiro
Além de caros, os produtos de limpeza que encontramos no mercado muitas vezes contêm substâncias químicas tóxicos que apresentam efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente.
Uma solução mais natural e ecológica é usar os produtos e alimentos que normalmente temos em casa. Os mais comuns são vinagre branco, capaz de matar germes, tirar mancha e dissolver gorduras, além de ajudar na neutralização de odores, bicarbonato de sódio, que elimina bactérias e manchas de roupas e panelas, e o limão, grande aliado na remoção de sujeiras difíceis de sair.
Veja algumas receitas do tempo da vovó para a limpeza doméstica:

Limpar a geladeira

De tempos em tempos, é necessário fazer uma higienização completa da geladeira. Misture bicarbonato de sódio, água e um pouco de sabão e esfregue com um pano seco.

Alimento grudado na panela

Para remover os restos de comida que queimaram e grudaram no fundo da panela, misture bicarbonato de sódio na água quente, despeje e espere alguns minutos. Depois, passe a esponja com detergente para remover a sujeira.

Clarear panelas

Muitas vezes os fundos das panelas ou bocas do fogão ficam escuros por conta do contato direto com o fogo. Para clareá-los, ferva rodelas de limão na água e aplique nos utensílios.

Limpar o forno

Misture bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre e limpe com uma esponja. Para remover o líquido, use um pano de prato. Outra solução é misturar um copo de água quente com um copo de bicarbonato de sódio e um copo de sal. Aplique a mistura em todo o forno. Aqueça a 240º C por 50 minutos, mantendo a porta fechada. Espere esfriar e remova toda a sujeira com um pano.

Casa perfumada

Para eliminar cheiro de fritura ou simplesmente deixar o ambiente cheiroso, prepare um chá de cravo e canela. Outra maneira é encher um prato até a metade com bicarbonato de sódio e espremer o suco de um limão por cima. Deixe destampado.
Além de deixar a casa cheirosa, o chá de cravo e canela é uma ótima pedida para o lanche da tarde. Crédito: Shutterstock
Além de deixar a casa cheirosa, o chá de cravo e canela é uma ótima pedida para o lanche da tarde. Crédito: Shutterstock

Limpar vidros e janelas

Dilua três colheres de vinagre em 11 litros de água quente. Seque com jornal para dar brilho.

Lustrar móveis

Misture um copo de azeite ou óleo vegetal com ½ copo de suco de limão. Aplique com uma flanela sobre toda a superfície. Vire o pano do lado seco e lustre.

Limpar prata

Misture água morna com uma colher (chá) de bicarbonato de sódio e uma colher (chá) de sal. Mergulhe o acessório no líquido e lustre com um pano.

Limpar ouro

Misture uma xícara de água com sementes de tomate. Mergulhe o acessório no líquido e deixe de molho por 15 minutos. Enxágue e esfregue com uma flanela.

Tirar mancha de caneta da fórmica

Esfregue com álcool ou com uma solução de água com vinagre.
Higienize o piso de madeira com uma solução de vinagre branco e água quente. Crédito: Shutterstock
Higienize o piso de madeira com uma solução de vinagre branco e água quente. Crédito: Shutterstock

Piso de madeira

Prepare uma solução de ¼ copo de vinagre branco e 4 copos água quente. Borrife em um pano de algodão até que fique levemente úmido e, em seguida, esfregue o piso.

Desentupir pia

Despeje ½ copo de bicarbonato de sódio no ralo e, em seguida, dois copos de água fervente. Se não funcionar, despeje ½ copo de bicarbonato de sódio seguido de ½ copo de vinagre. Cubra bem o ralo e deixe agir. Em seguida, despeje um litro de água fervente.

Limpar a pia do banheiro

Despeje vinagre, deixe agir durante a noite e lave no dia seguinte.

Desinfetar privada

Aplique uma mistura de bicarbonato de sódio com vinagre.
O vinagre é usado na cozinha para temperar alimentos, mas também pode ajudar na limpeza de casa. Segundo o engenheiro químico Ronei Melo, de Araxá no Alto Paranaíba, além se ser mais barato (cerca de R$ 1,39 cada frasco), o efeito é o mesmo que os produtos de limpeza. "O vinagre funciona bem na hora da limpeza por uma razão química: tem alta concentração de ácido acético. Essa substância desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. Por isso, está presente na maioria dos produtos de limpeza. O mais indicado para esse fim é o vinagre branco, de álcool, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores", explicou.
Confira dicas de onde usar o vinagre:
1 -Use vinagre para limpar paredes
O produto pode ser usado para limpar rabiscos nas paredes,  marcas de sapatos ou de móveis. O vinagre branco é uma solução rápida para remover essas manchas sobre a pintura. É preciso fazer uma mistura com a mesma quantidade de vinagre e água morna, um litro de água para quatro colheres de vinagre.
2 -Vinagre para eliminar odores de urina e fezes
Para eliminar o cheiro de urina e fezes de cães e gatos, primeiro é necessário remover os resíduos. Depois, limpar o local com um pano embebido em uma solução com dois terços de água morna e um terço de vinagre. Para finalizar, é só aplicar um pouco do produto puro sobre a área e deixar secar naturalmente.
3 - Limpeza de rejuntes com vinagre
Com o vapor do chuveiro ou a gordura dos alimentos, é natural que os rejuntes dos azulejos do banheiro e da cozinha acumulem mofo. A remoção pode ser feita com uma escova de dentes velha, é só aplicar uma boa quantidade de vinagre puro. Deixe agir por duas horas e lavar com água e sabão.
4 - Vinagre na lavanderia
 O produto também serve para eliminar manchas de roupas. Basta misturar, em um borrifador, a mesma quantidade de água e vinagre, espirrar sobre as manchas antes de colocar a peça para lavar. Na máquina também é importante adicionar uma uma xícara (chá) de vinagre branco puro. Depois é só lavar normalmente.
5 - Vinagre elimina cheiro de mofo
Para acabar com o cheiro de mofo, esvazie os compartimentos e deixe uma bacia com vinagre branco puro dentro do móvel durante uma noite inteira. No dia seguinte, passe um pano umedecido com água em todo o guarda-roupa.
6 - Remova sujeira das panelas com vinagre.
Para remover a sujeira do alumínio, inox ou do tefal, basta colocar água e quatro colheres de sopa de vinagre, levar ao fogo e deixar ferver. Espere esfriar e lave novamente.
7 - Brilho extra nos copos
Para deixar os copos de vidro mais brilhantes, basta mergulhá-los em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre. Deixe de molho por cerca de meia hora. Em seguida, lave os copos com detergente. O vinagre age contra a gordura e o vidro ainda fica mais transparente.
8 - Vinagre na lavadora de pratos
A máquina de lavar louças facilita bastante o trabalho na cozinha. Mas, para que funcione corretamente e sem encrencar, não pode acumular sujeira. Para acabar com a gordura impregnada, coloque uma xícara de chá de vinagre branco no recipiente interno e inicie um ciclo de pré-lavagem.
9 - Limpeza de fogão
Depois das frituras, mesmo passando detergente, a gordura demora a sair. Para ajudar, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura do fogão ou da frigideira por 15 minutos, antes de começar a limpeza. Depois, é só esfregar com sabão neutro e uma esponja. Vale também para o forno.
10 - Vinagre elimina odor do ralo
O acúmulo de sujeira é o principal responsável pelo odor. Para eliminar o mau cheiro, basta usar um quarto de xícara (chá) de bicarbonato de sódio e meia xícara (chá) de vinagre branco. Depois é só cobrir o ralo e deixar agir por alguns minutos.

Nenhum comentário: